PARTICIPAÇÃO DO CLUBE DO AMBIENTE NO SCIENCE PAPER
Como todos os anos letivos, o Clube do Ambiente participou no Science Paper. Os alunos tiveram de separar vários tipos de lixo inorgânico e colocá-lo nos ecopontos adequados.
As fotos encontram-se na página principal da Plataforma do Agrupamento.
De forma a fomentar as práticas ambientais, esta Escola participa também na campanha "Desafio Total", no âmbito da Recolha de Pilhas do projecto Pilhão Vai à Escola.
Participação no Programa Green Cork - recolha de rolhas de cortiça 2017-18
Esta Escola fez a inscrição no programa Green Cork Escolas 2017-2018
DIA MUNDIAL DA TERRA - 22 DE ABRIL
As turmas do 5º C e 6º C elaboraram, na disciplina de EV, o planeta Terra, no âmbito da comemoração do Dia da Terra - 22 de abril, no qual colocaram mensagens de sensibilização e preservação da nossa Pátria.
"TODOS PELA TERRA - O FUTURO ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS! "
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA FLORESTA - 21 DE MARÇO
No âmbito da comemoração do dia Mundial da Floresta, a professora Helena Machado vai interpretar dois temas musicais com o grupo de coral do 5ºC, junto de algumas turmas da Escola. Vai interpretar o Hino do Clube do Ambiente e a melodia sobre a importância dos moinhos, com instrumental orff.
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA FLORESTA - 21 DE MARÇO
RECOLHA DE PAPEL PELO BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME, NA NOSSA ESCOLA
O Banco Alimentar Contra a Fome do Porto, deslocou-se à nossa Escola para recolher o papel usado. recolhido pela Comunidade Escolar.
ALUNOS PARTICIPAM NA PESAGEM DE TAMPINHAS E RECOLHA DE GARRAFAS DE PLÁSTICO
Vários alunos desta Escola participaram na pesagem de tampinhas e recolha de garrafas de plástico, no âmbito das Campanhas de Recolha de Tampinhas e Garrafas Solidárias.
CONSTRUÇÃO DE PINHEIRO SOLIDÁRIO
Os grupos de professores de EMRC, ET e EVe os alunos juntaram-se ao Clube do Ambiente para criar um pinheiro solidário com material usado. Toda a Comunidade Educativa pôde colocar junto do pinheiro bens para serem distribuídos pelos mais necessitados.
Eis algumas fotos que demonstram a participação dos alunos do 5º ano de escolaridade.
SEMANA EUROPEIA DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS - 2017 “REUTILIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO: DÁ-LHE UMA NOVA VIDA!”
Os alunos do 5º ano de escolaridade, na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2017, vão refletir sobre a quantidade de resíduos que podemos reutilizar e diminuir, através duma ação de sensibilização, organizada na Biblioteca Escolar, na qual vão ser visualizados powerpoints e filmes sobre a temática.
Entretanto na área curricular não disciplinar - Tutoria Coletiva, as restantes turmas, ao longo da semana, vão refletir na reutilização, recuperação e diminuição de resíduos, na sua vida quotidiana.
FUNCIONAMENTO E OBJETIVOS DO CLUBE DO AMBIENTE 2017-18
A Eco- Escola deste estabelecimento escolar implementa ações na Comunidade Educativa baseadas na sustentabilidade. Para isso, através do Clube do Ambiente implementará um plano de ação para este ano letivo.
Horário de funcionamento
Das 8h30m às 18h30m (De acordo com as necessidades e a disponibilidade da escola)
Localização
Junto ao polivalente da Escola EB2/3 D. Manuel de Faria e Sousa
Recursos humanos
O Clube do Ambiente é dinamizado pelos docentes da EB 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa.
Docentes do Clube do Ambiente
Avelino Dias
Cristina Teixeira
Maria do Carmo Simões
Gertrudes Sorte
Helena Machado
José Alegre
Lúcia Faria
Manuela Alvim
Funcionamento
· Com as turmas (em articulação com os PT), através do compromisso ambiental estabelecido no início do ano letivo. Através de contatos informais dos docentes de forma a disponibilizarem a colaboração possível.
· Com os docentes de cada disciplina para cumprimento do artigo 26, alíneas c) e d) da Lei nº3/2008 (medidas corretivas).
· Como Componente Vocacional dos alunos do Currículo Específico, segundo o D.L. 3/2008.
· Com os JIs, EB1 e EB23 do Agrupamento. Ao longo do ano letivo, no desenvolvimento de diversas atividades.
Objetivos
Sensibilizar a comunidade escolar para questões ambientais e proteção do ambiente
Sensibilizar a Comunidades Educativa para práticas de sustentabilidade ambiental
Sensibilizar a comunidade educativa para a poupança e a diminuição do desperdício
Consciencializar os alunos para a promoção de um meio escolar mais limpo e mais bonito
Incentivar o espírito de participação, solidariedade e responsabilidade
Promover a separação dos lixos orgânicos e não orgânicos e seu reaproveitamento
Sensibilizar os alunos para a reciclagem dos resíduos
Desenvolver capacidades e competências ambientais com o uso de tecnologias
Desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender
Promover a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
Proporcionar conhecimentos de novas realidades
Desenvolver o compromisso de cidadania
CERIMÓNIA DA ENTREGA galardões
No passado dia 27, quarta-feira, realizou-se no Parque Desportivo Municipal, em Mafra, a cerimónia de entrega dos galardões «Bandeira Verde Eco-escolas 2016-2017» a diversas escolas dos diferentes distritos Portugal, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. A nossa escola foi representada pelos alunos Ana Rafaela Teixeira, do 6ºA e João Maia, do 6ºH, que, durante o ano letivo passado, se destacaram na defesa do meio ambiente, através da participação no concurso de recolha de tampinhas. O galardão é o reconhecimento do empenho da comunidade escolar na luta por um ambiente melhor e mais sustentável. Ao mesmo tempo, é um incentivo para que todos, alunos, professores, assistentes e famílias continuem a lutar para que a nossa escola e a nossa cidade sejam mais amigas do meio ambiente. Parabéns a todos quantos contribuíram para mais este prémio conquistado pela nossa escola.