Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa

Arraial - Agrupamento D. Manuel de Faria e Sousa - 12 de junho de 2015 - 19H00
Ver artigo Imprimir



Calendário das Provas Finais - 1.º, 2.º e 3.º CEB - 2014-2015
Ver artigo Imprimir





Os cães vão à escola
Ver artigo Imprimir



DADIVA/RECOLHA DE SANGUE - 4 de junho
Ver artigo Imprimir



Semana do Ambiente - De 1 a 5 de junho
Ver artigo Imprimir




Ampliar
Ver artigo Imprimir





Agendamento das Sessões de Speaking
Ver artigo Imprimir



PASSEATA PIQUENIQUE - 24 de maio (9h30)
Ver artigo Imprimir



Classificação final - Concurso de Presépios de Natal - 2015
Ver artigo Imprimir

Imagem 






1º lugar no concurso nacional do PNL “Faça lá um poema” – 2º ciclo - para o nosso Agrupamento
Ver artigo Imprimir
    O Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa participou no Concurso “Faça Lá um Poema” do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Centro Cultural de Belém, que convidaram as escolas do país a participar, como forma de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita. 
   As Bibliotecas Escolares deste Agrupamento enviaram três poemas que representaram os três níveis de ensino.
    A direção, as professoras bibliotecárias e todo o corpo docente do Agrupamento regozijam-se com o facto do poema do 2º ciclo intitulado “ O Gato” da autoria da Matilde Marques Figueiredo, do 5ºA, ter ficado em 1º lugar, a nível nacional. 
   No dia 19 de março, no âmbito do Dia Mundial da Poesia, a aluna recebeu o prémio, no Centro Cultural de Belém. Este dia ficou igualmente marcado pelo lançamento do livro “Dança das Palavras”, uma Coletânea de Poemas editada pelo PNL, da qual faz parte o poema da vencedora que de forma brilhante o leu na cerimónia de entrega de prémios.
    Parabéns, Matilde!








O gato 

Ontem, o sol abriu o céu. 
Abotoei o casaco, saí, 
E vi um gato. 
Os raios de luz aguçavam o verde dos seus olhos, 
Atentos e silenciosos. 
Aproximei-me, mas ele escapou-se por entre os muros. 
Hoje, o vento assobia na janela, 
Enrolo o cachecol, saio, 
E vejo um gato. 
É listado de cinza e cor-de-terra, 
O mesmo que vi ontem. 
Hoje, fico a vê-lo de longe, para que não fuja de mim. 
Depois será outro dia. 
Até lá, viverei na surpresa e incerteza 
De amanhã sair 
E ver um gato. 

Matilde Marques Figueiredo, 1.º prémio, 2016 
(5.º ano, EB2,3 D. Manuel de Faria e Sousa)



Imagem

Lista de Nomeados do Quadro de Valores e Atitudes
Ver artigo Imprimir




Ampliar
Quadro de Mérito (lista provisória) 2ºperiodo 2015/2016
Ver artigo Imprimir




Ampliar
Resultados do IIº concurso
Ver artigo Imprimir




Ampliar
Classificação final do Peddypaper
Ver artigo Imprimir




Ampliar
Concurso Faça Lá Um Poema 2016
Ver artigo Imprimir

Imagem 

O Agrupamento participou no Concurso “Faça Lá um Poema” do Plano Nacional de Leitura. Enviámos três poemas que representavam os três níveis de ensino. 

Regozijamo-nos com o facto do poema do 2º ciclo intitulado “ O Gato” da autoria da Matilde Marques Figueiredo, do 5ºA, ter ficado em 1º lugar, a nível nacional. 

No dia 19 de março, Dia Mundial da Poesia, a aluna receberá o prémio, no Centro Cultural de Belém. Na cerimónia a vencedora irá ler o poema e verá o mesmo fazer parte de uma Coletânea de Poemas editada pelo PNL.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Caros Alunos, Professores, Escolas e Encarregados de Educação

 

O Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém têm vindo, desde 2009/2010, a celebrar o Dia Mundial da Poesia com um largo e variado programa em que se integra o Concurso do PNL ‘Faça lá um Poema’.

Nesta 7ª Edição – 2015/2016 do concurso, o PNL envia parabéns aos vencedores da atual edição e comunica o lançamento da antologia “A dança das palavras” que reúne os poemas vencedores em todos os anos e convida todos os que afirmaram a sua criatividade e competência a estarem presentes no CCB, no dia 19 de Março de 2016.

 

Com os melhores cumprimentos, Cumprimentos,

 


Manuel Fernando Gonçalves

Plano Nacional de Leitura

Avª. 24 de Julho, 140

1399-025 Lisboa - Portugal

TEL. 21 393 45 78 


Cartaz (mais informações) no documento abaixo



pdf Programa Dia Mundial da Poesia 2016 (5).pdf

Exposição de Ovos de Páscoa
Ver artigo Imprimir

Está a decorrer a exposição de Ovos de Páscoa, no âmbito do concurso de decoração de ovos de Páscoa, promovido pelo Clube «Aprender com a Arte» e pelos professores de E.M.R.Católica. Várias turmas, desde o Pré-escolar ao 3ºciclo, deram largas à  imaginação e decoraram um ovo, símbolo da vida que nasce e, por isso, um dos mais importantes símbolos da Festa da Páscoa que se aproxima. Estas  «obras de arte», repletas de criatividade e beleza, podem  ser apreciadas na escola-sede do Agrupamento até 18 de março. Nesta data serão anunciados os trabalhos vencedores do concurso. 



Projeto Parlamento Jovens 2015/2016
Ver artigo Imprimir

Imagem 


Projeto Parlamento Jovens 2015/2016

Nos dias 21 e 22 de fevereiro findos decorreu no Fórum da Maia, a sessão distrital do Círculo do Porto, no âmbito do Projeto Parlamento Jovens. A escola foi representada pelos alunos, candidatos a deputados, Bruno Mendes, Carla Sousa e Mariana Pinto, que foram a voz do projeto de recomendação elaborado pelas listas concorrentes à sessão escolar que decorreu no dia 20 de janeiro, na nossa escola.

 Os alunos, acima indicados, representantes deste estabelecimento de ensino, no referido projeto, tiveram no decurso dos diferentes momentos que constituíram a sessão distrital, uma atitude concertada, assertiva e interventiva nas diferentes participações, reveladora de uma identificação dos propósitos do projeto, pelo que concluo ter-se atingido os propósitos que enquadram este projeto. 

Este tipo de projeto é, sem dúvida, uma mais-valia na construção e estruturação da personalidade dos alunos, assente em valores de cidadania e responsabilidade social. Exemplo disso, é o depoimento textual da discente, Mariana Pinto, da turma 9º D, que abaixo se transcreve:


“Para mim, posso dizer que este acontecimento foi mais um ponto a acrescentar na minha “lista” de experiências únicas que já vivi. Neste evento conheci diversas pessoas que adorei conhecer e que traziam consigo histórias muito engraçadas e que vieram enriquecer o meu conhecimento. Além disso, muitos alunos que se encontravam lá, já tinham ido noutros anos podendo partilhar com os outros as suas experiências passadas. Resumindo, conheci muitas pessoas com diferentes formas de pensar e todos nós, podemos partilhar o que pensávamos sobre o “Racismo, preconceito e discriminação” (tema deste ano do projeto).

Concluindo, eu penso que o Parlamento dos Jovens foi uma experiência que adorei e espero que, para o ano, volte a repeti-la, apesar de, já no ensino secundário.”


Como coordenadora do projeto agradeço, reconhecidamente, a colaboração de todos aqueles que envolvidos de uma forma ou de outra,contribuiram para o sucesso deste projeto.

Mais imagens 

A coordenadora do Projeto Parlamento Jovens:

Sara Barbosa




Informações - Preliminary English Test (PET) 2015 - TESTE 6 de maio
Ver artigo Imprimir



pdf Informações.pdf
A «Peace Run» passou pelas escolas do nosso agrupamento
Ver artigo Imprimir



No dia 26 de fevereiro as escolas EB 1 de Margaride e a EB 1 de Felgueiras nº 2 receberam a Tocha da Paz, símbolo da Paz, no âmbito da Rota Europeia da Peace Run, uma iniciativa à qual o nosso agrupamento aderiu a convite do Município de Felgueiras, que abraçou a iniciativa, que teve início no Porto no passado dia 24 de fevereiro. A corrida foi acolhida pelos alunos destas escolas com grande alegria. Na Escola Básica de Felgueiras, onde foi feita a segunda receção da tocha, os alunos acolheram a comitiva da «Peace Run» com alguns trabalhos elaborados nos dias anteriores(tochas em cartolina, poemas, canção sobre a paz), que foram apresentados à comitiva. No final, e enquanto a comitiva seguia para a Câmara Municipal houve largada de balões brancos com desejos de muita paz.

A atividade foi vivida com grande entusiasmo e ajudou a tomar consciência que a Paz depende de todos. Cada um deve dar «passos» para espalhar a paz e rumar à meta da harmonia mundial.




“Parlamento dos Jovens” – deputado visita a EB 2/3 – Apresentação dos Projetos
Ver artigo Imprimir

No âmbito do projeto "Parlamento dos
Jovens", nível básico, tivemos na nossa escola o senhor deputado João
Torres, no passado dia 18 de janeiro, para debater o tema "Racismo, preconceito
e discriminação". Os alunos interagiram, levantando muitas questões
pertinentes, o que se constitui numa ajuda à construção dos seus Projetos de
Recomendação.



Agradecemos a presença do senhor deputado João
Torres, esperando que também tenha sido proveitoso ter estado em contacto com
as preocupações dos nossos jovens.



No dia 20 janeiro, decorreu a Sessão Escolar
com a apresentação dos projetos de recomendação das listas que concorreram ao
projeto Parlamento Jovens, para posteriormente representarem a escola, na
Sessão Distrital.







Facebook  Feed Mobile Mobile Android APP EdulinkEDULINK