Início
Atividades
Contratação de escola
Documentos
Formação
TEIP

Dia da Cidadania DMFS

Dia da Cidadania DMFS

AmpliarAmpliar

2021-05-12

 No dia 06 de maio realizou-se na sede do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa com transmissão direta para todas as salas de aula do Agrupamento, o simulacro de diferentes situações de risco (incêndio e atropelamento) para ser verificada eficiência dos Planos de Prevenção e Emergência da Escola EB 2, 3 D. Manuel de Faria e Sousa e simultaneamente testada a disponibilidade dos agentes responsáveis e entidades envolvidas na segurança das pessoas e dos edifícios escolares do Agrupamento.

 Nos exercícios realizados pela manhã, estiveram envolvidos os Bombeiros Voluntários de Felgueiras, a GNR local, a Proteção Civil Municipal de Felgueiras e toda a comunidade educativa presente no momento, em cada escola.

 Após a abertura da atividade pelo Vice-presidente e responsável pelo pelouro da Proteção Civil Municipal de Felgueiras, o Dr. Fernando Fernandes e pelo Diretor do Agrupamento, o professor António Sousa, foi acionado o alarme geral, dando início ao exercício e as forças de segurança e emergência tomaram posições para combaterem o "incêndio", evacuar da cantina, alguns "feridos" resultantes da operação para se proceder à remoção e encaminhamento dos mesmos para os serviços hospitalares. Estas manobras puderam ser observadas por todos os alunos, assim como toda a comunidade educativa, através da transmissão em direto nas salas de aula e tiveram a colaboração da Câmara Municipal de Felgueiras que asseguraram essa transmissão.

 Após a saída da "emergência" e restabelecida a ordem, os alunos do Agrupamento, professores e operacionais e assistiram a um simulacro de um atropelamento.

 Seguidamente, a turma G, do 5º ano, representaram a coreografia “Jerusalema Challenge” que se tornou um símbolo contra a pandemia COVID-19.

 Por fim, decorreu uma palestra da Escola Segura sobre Prevenção Rodoviária, dinamizada pela agente Madalena Sousa, da GNR.
 A realização desta atividade permitiu identificar alguns constrangimentos no acesso da entrada principal da escola EB 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa, que dificultou a intervenção das entidades envolvidas, principalmente o Carro-Bomba.

 Tendo sido um dia com atividades diferentes, que ficará registado na memória de todos e em que todos os intervenientes colaboraram positivamente, foi um alerta para o cumprimento dos procedimentos de segurança na escola.



Ampliar


Publicado por Administrador
Inserido em 2021-05-12 11:25:06
Última atualização em 2021-05-12 11:32:43
148 visitas 

 

Artigos Destaques

Convocatória Assembleia Geral Associação de Pais

Biblioteca Escolar

Grécia

Espaço d'ARTE/Biblioteca Escolar

Póster Eco-Código

Portugal

Dados COVID-19 - semana de 14 a 18 de junho

Exposição: A Arte na Escola

Inscrições serviços e ASE 2021/2022 | INFORMAÇÃO

Sessão Nacional do Parlamento Jovens do Ensino Básico a decorrer no Fórum de Ermesinde

Novidades

Secretariado de Exames

Convocatória Assembleia Geral Associação de Pais

Biblioteca Escolar

Grécia

Espaço d'ARTE/Biblioteca Escolar

Póster Eco-Código

Portugal

Dados COVID-19 - semana de 14 a 18 de junho

Exposição: A Arte na Escola

Inscrições serviços e ASE 2021/2022 | INFORMAÇÃO

voltar

 Autenticação ajuda

 Utilizador 
 Código 

autenticacao

 






 

 

 

 

 



 

 

 

 

 




Facebook  Feed Mobile Mobile Android APP Edulink