Destaques


Tributo ao artista Zeca Afonso




O movimento cultural Tertúlias Itinerantes, fundado em Felgueiras em 2010 e com conhecidas atividades pelo país, vai reabrir as suas atividades em outubro e novembro, no concelho, com seis iniciativas, denominado “José Afonso – Festival Balada do Outono”, no ano em que Zeca completaria 90 anos de idade, tendo em conta também que a canção “Balada do Outono” completará 60 anos em 2020.
No festival haverá, no decurso das seis iniciativas, concertos, tertúlias, cinema, exposições, artes plásticas, escrita criativa, apresentação de livros e discos e encontro com alunos e professores.
  As turmas B, C, D, E e H do 6º ano de escolaridade, nas disciplinas de Cidadania e em articulação com a Biblioteca Escolar, Português, Educação Musical, Educação Visual, Clube do Ambiente e TIC quiseram também participar na festividade. Desta forma, começaram por elaborar um powerpoint, após uma pesquisa sobre “quem foi Zeca Afonso”, apresentado aos colegas da turma e publicitado na plataforma da Escola. De seguida, escolheram um dos problemas combatido por Zeca Afonso, a discriminação social. Depois de uma pesquisa aprofundada sobre este problema, na atualidade, as turmas B e H, na disciplina de Educação Musical, interpretarão as músicas “Menino do bairro negro” e “Chamaram-me cigano”, nos dias 7 e 8 de novembro, nas instalações da Biblioteca Escolar, onde também se apresentará uma biografia de José Afonso, aos alunos do 9º ano de escolaridade.
Paralelamente, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, as turmas B,C,D e H, do 6.º ano e a turma B, do 5.º ano, em trabalho colaborativo, estão a elaborar alguns trabalhos de expressão visual/plástica, recorrendo a diferentes técnicas de pintura e reutilização de materiais, alusivos à efeméride a realizar no dia 10 de novembro, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lagares, Felgueiras, no âmbito da Balada de Outono, fazendo assim um tributo ao artista Zeca Afonso.






Autor: Administrador
Grupos:
Em: 2019-11-13 21:16:17