Início
Atividades
Contratação de escola
Documentos
Formação
TEIP


+

Clique para adicionar

Clube do Ambiente
BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME - CAMPANHA PAPEL POR ALIMENTOS
Ver artigo Imprimir


Os Bancos Alimentares iniciaram uma campanha “Papel por Alimentos” com contornos ambientais e de solidariedade no âmbito da qual o papel angariado (jornais, revistas, folhetos, etc.) é convertido em produtos alimentares.
A Campanha “Papel por Alimentos” integra-se num ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor.
Neste Agrupamento os alunos guardam em caixas, (não temos condições para acomodar tanto papel….) em casa, o seguinte tipo de papel: jornais/revistas, fotocopias, rascunhos, impressos (publicidade), envelopes, papel de fax, papeis timbrados, arquivos mortos.

Depois é entregue junto das instalações do Clube do Ambiente.



Por
cada tonelada de papel recolhido, é doado, pela empresa Quima, o equivalente a 100
euros, em produtos alimentares básicos, a uma Instituição de Solidariedade Social



REGULAMENTO DO BANCO ESCOLAR - TROCA GRATUITA DE LIVROS ESCOLARES
Ver artigo Imprimir


Esta escola aderiu, ao Movimento solidário – Banco do Livro Escolar, que promove a reutilização de livros, logo a aplicabilidade de um dos três princípios do consumo consciente: reutilizar.
Neste caso, será uma reutilização solidária. “Fazer o bem, sem saber a quem.”
Esta pode ser uma maneira de dar uso aos livros encostados nas prateleiras lá de casa ajudando, ao mesmo tempo, quem mais precisa a poupar no orçamento familiar.
Este movimento destina-se a todos os alunos do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa.
RECOLHA DE LIVROS ESCOLARES USADOS EM BOM ESTADO - destina-se apenas aos alunos dos 6º e 9º anos. (em finais de ciclo). Estes alunos podem entregar os livros dos vários anos de escolaridade. Os livros de EMRC podem ser entregues anualmente. Os livros recolhidos serão assinalados num registo.
ENTREGA/OFERTA DE LIVROS ESCOLARES USADOS - O Banco do Livro Escolar desta Escola receberá ofertas dos livros escolares usados que serão disponibilizados, gratuitamente, a quem precisa deles. Tem prioridade em receber, quem entregar livros escolares.
ENTREGA DE LIVROS ESCOLARES, CADERNOS, REVISTAS E OUTROS PAPEIS EM MAU ESTADO – destinam-se ao Banco Alimentar Contra a Fome que reconverterá em géneros alimentícios.
Os alunos poderão entregar e levantar os livros que existirem disponíveis, nas instalações do Clube do Ambiente. A seleção é feita segundo uma lista ordenada, pela ordem de entrega, até se esgotar o stock de livros existentes.
Todos os alunos, sem subsídio, podem entregar os livros escolares usados. Os alunos subsidiados (Escalão B) recebem os livros que não estão contemplados no subsídio, mediante comprovativo.
Este Movimento não tem nada a ver com a atribuição de livros e de material aos alunos subsidiados. É um Movimento Solidário.


ENTREGA DE PRÉMIOS DA IX CAMPANHA DE RECOLHA DE TAMPINHAS E VI CAMPANHA DE RECOLHA DE ROLHAS DE CORTIÇA
Ver artigo Imprimir

No passado dia 13 de junho, durante o Arraial, foram entregues os prémios aos vencedores/participantes dos concursos Recolha de Tampinhas e Rolhas de Cortiça.

Publica-se aqui a lista dos vencedores!





documento listagem alunos rolhas de cortiça 2015 - EB1.docx
documento listagem alunos rolhas de cortiça 2015.docx
documento listagem alunos tampinhas 2015 eb 1.docx
documento listagem alunos tampinhas 2015.docx
CRIAÇÃO DE LEMBRETES PARA POUPANÇA DE ENERGIA
Ver artigo Imprimir
Imagem 

A turma do 6º C, na disciplina de EV, criou lembretes de sensibilização para a poupança de energia, a serem colocados junto dos interruptores de cada sala de aula.

SEMANA DO AMBIENTE - 5 DE JUNHO
Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

No dia 5 de Junho, 6ª feira, foi o  DIA DO AMBIENTE E DIA DA ECO-ESCOLA.

 

Os alunos do 6ºE, 6ºI, 6ºG e Associação de Estudantes cantaram o Hino do Ambiente, das 10h30m às 11h e das 16h30m às 17h, no Polivalente da Escola.

A Associação de Estudantes promoveu o concurso – “Quem quer ser Amigo do Ambiente” , junto das turmas do  9º G e 9º F.



SEMANA DO AMBIENTE - 4 DE JUNHO
Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

No dia 4 de Junho, 5ª feira, as turmas do 8º A e 8º B dramatizaram duas peças de teatro na Biblioteca Escolar. Também se visualizou o filme/documetário «Abelhas e Homens – E se as abelhas desaparecessem?», nas turmas do 8º ano de escolaridade.

 



SEMANA DO AMBIENTE - 3 DE JUNHO
Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

No dia 3 de Junho, 4ª feira, foi o dia da Ciência e do Ambiente. Os professores Gonçalo e Luís Martins fizeram experiências químicas e visualizaram filmes sobre o Universo. Os alunos adoraram! 


SEMANA DO AMBIENTE - 2 DE JUNHO
Ver artigo Imprimir
Imagem 

No dia 2 de junho, 3ª feira a Escola de Educação Ambiental da Carriça veio à nossa Escola promover a actividade “LAND ART”, junto das turmas do 5º ano de escolaridade. Elaboraram-se obras de arte com folhas, areia, paus e algumas tampinhas, encontrados junto dos jardins. Esta atividade tem como filosofia um tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra.


SEMANA DO AMBIENTE - 1 DE JUNHO
Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

No dia 1 de Junho, 2ª feira foram pesadas as tampinhas e as rolhas de cortiça, no âmbito do IX Concurso de Recolha de Tampinhas e VI Concurso de Recolha de Rolhas de Cortiça. Aproveitou-se também o dia para amontoar todos os REEE, fora do Clube, pois era dia da recolha, no âmbito do projeto Depositrão. Todos os alunos que estiveram em interrupção lectiva, puderam participar.


SEMANA DO AMBIENTE - 1 A 5 DE JUNHO DE 2015
Ver artigo Imprimir


ATIVIDADES COMEMORATIVAS DO DIA DO AMBIENTE - 5 DE JUNHO

Ler mais
Saco plástico, está tudo acabado! Tenho outro!
Ver artigo Imprimir

As alunas Ana Duarte, nº3 , Bruno Teixeira, nº 9 e Carla Faria nº 10, do 8º B decidiram participar no concurso "Saco Plástico, Está Tudo Acabado! Tenho Outro!", no âmbito do concurso de vídeo, Eco-Schools PlasticSmash Vine Style .


Decidiram realizar o vídeo num supermercado: a pergunta usual de todos os supermercados, “quer saco?”, fez refletir uma consumidora que viu os sacos como causadores da destruição do Planeta, ao que respondeu com veemência, “não obrigada”.

Este vídeo foi publicado no facebook do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa e no youtube.

 



COMEMORAÇÃO DO DIA DA TERRA - 22 DE ABRIL
Ver artigo Imprimir

Numa época marcada pelas novas tecnologias de comunicação e, consequentemente, com a introdução no nosso vocabulário de uso quotidiano de palavras como facebook, instagram, selfies, e-mail, entre outras, os alunos da escola E. B. 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa, associando-se ao Dia da Terra, decidiram mostrar um “like” ao planeta. Hoje, dia 22 de abril, na sala dos alunos, está patente uma exposição de “eco-selfies”, onde os alunos desta escola, estabelecem simbolicamente o compromisso para com a preservação ambiental do planeta. Em cada “selfie”, os alunos reproduzem a simbologia própria do facebook, mostrando à comunidade escolar a importância da celebração deste dia e preservando valores que devem ser defendidos por toda a humanidade.


Participação no concurso - Sim, é na Primavera que Florescem as Grandes Ideias
Ver artigo Imprimir
Imagem 

Dentro do Concurso intitulado: “Sim, é na Primavera que Florescem as Grandes Ideias” os alunos do 5ºG, D e 8º B  elaboraram o jardim com a designação “Passear no jardim, sinónimo de saúde". Foram também auxiliados por um encarregado de educação que se prontificou em colaborar.
Entenderam por bem construir um jardim onde constasse um rio, um parque de diversões com árvores e flores (importantes para a renovação do oxigénio no ar que respiramos), um caminho pedonal, ecopontos e um campo com animais.
Os alunos trouxeram vários materiais de casa usados, nomeadamente, cartões e pacotes de leite e de sumo da Compal. Com os cartões fizeram o chão que serviu de suporte ao jardim. Depois construíram as pontes para o rio; com um cano de uma videira fizeram a árvore; cortaram, dos pacotes de leite Agros, as flores, os animais e aproveitaram o desenho que estes pacotes têm, para improvisar a relva nos rebordos do jardim e recortaram as flores para colar por todo o jardim, tornando-o agradável e saudável. Dos pacotes de sumo da Compal cortaram outro género de flores que depois de enroladas foram coladas na árvore. Destes pacotes de sumo também fizeram guarda-sóis para proteger do sol e um escorrega. Com restos de madeira construíram um baloiço; desenharam no chão jogos tradicionais, nomeadamente a “macaca”, tão cobiçada pelas crianças e tão saudável para a interação social. Com embalagens de ovos fizeram lindas flores para os canteiros. Dos pacotes de leite e de sumo, tiveram a preocupação de construir alguns ecopontos, para manter o jardim sempre limpo e arejado. No rio utilizaram a parte metálica dos pacotes de sumo para recortar/simular a água. Nos passeios colocaram areia e depois cortaram bocados de papel verde de revistas para preencher a relva. Um aluno trouxe um ovo de ganso, para colocar no ninho da árvore.


Concurso Espantalhos 2015
Ver artigo Imprimir
Imagem 


Em parceria com o Clube das Artes e várias turmas do 8º ano de escolaridade, elaborou-se este espantalho para participar no Concurso de Espantalhos 2015, promovido pela Autarquia. Este espantalho foi elaborado com material usado e considerado lixo: restos de peles; sacos de plástico usados; bola velha, tubos de plástico usados; banco de madeira inutilizado e caixas de cartão usadas.

ECO-CÓDIGO
Ver artigo Imprimir

O Clube do Ambiente, com as frases elaboradas pelos alunos na atividade "O Meu Compromisso com  A Natureza", dinamizada pelos professores de Ciências Naturais, do 2º e 3º ciclos, em parceria com a Biblioteca Escolar, reuniu as melhores frases e criou o Eco-Código.

1 - Não deitar pastilhas elásticas para o chão;

2 - Separar os resíduos dentro da sala de aula;

3 - Poupar água no banho;

4 - Apagar as luzes sempre que desnecessárias;

5 -Reutilizar o papel;

6 - Não fazer fogueiras na floresta;

7 - Separar os lixos em casa;

8 - Separar os lixos no exterior da Escola;

9 - Poupar a água quando se lava os dentes;

10 - Poupar as árvores da floresta.

 




21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁRVORE
Ver artigo Imprimir


UMA FRASE PELA ÁRVORE, UMA FRASE PELA VIDA!

O Clube do Ambiente está a preparar uma atividade relacionada com a celebração do Dia da Árvore, dia 21 de março. Pretende-se que os alunos escrevam uma frase alusiva ao tema e a depositem numa caixa própria para o efeito, no polivalente, junto à entrada.

A frase pode incidir na importância da floresta, na utilidade dos seus recursos, no papel do ser humano na sua preservação ou destruição e no empenho que cada um de nós, enquanto cidadãos, deve demonstrar no sentido da sua preservação.

As frases devem ser colocadas na referida caixa com o nome, número e turma do autor, entre os dias 9 e 18 de março.

À melhor frase, segundo os critérios do júri pertencente ao Clube do Ambiente, será atribuído um prémio a designar oportunamente.



PESAGEM DE TAMPINHAS COM A AJUDA DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES
Ver artigo Imprimir
Imagem 

Já foram pesadas cerca de 150 kg de tampinhas... vamos continuar a preservar o ambiente e a ajudar um aluno com paralisia cerebral!

SEMINÁRIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS NA SOCIEDADE
Ver artigo Imprimir

O Clube do Ambiente em parceria com a Autarquia de Felgueiras e a Biblioteca Escolar, vai promover um seminário sobre a Importância da Separação de Resíduos na Sociedade, na Biblioteca Escolar, para os alunos dos 2º e 3ºciclos.

Esta atividade vai decorrer no dia 2 de fevereiro e a oradora será a Dr.ª Margarida Gomes, responsável nacional pelo programa ECO-ESCOLAS.




pdf palestra residuos.pdf
ESCOLA ADQUIRE ECOPONTOS PARA TODAS AS SALAS
Ver artigo Imprimir
Imagem 

De forma a operacionalizar  os princípios
orientadores de valorização de atitudes e de valores, de formação para a
cidadania “que apostem na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e mais
participativos”, indicados no nosso Projeto Educativo   - “Intervir para renovar a
escola”
, esta Escola adquiriu ecopontos para todas as salas.




Com esta aquisição o Clube do Ambiente pretende melhorar a consciencialização dos alunos
para a promoção de um meio escolar mais limpo e mais bonito; promover a separação dos
lixos orgânicos e não orgânicos e seu reaproveitamento
e sensibilizar os alunos para
a reciclagem dos resíduos.







BOAS FESTAS E UM ANO DE 2015 BEM AMIGO DO AMBIENTE!!
Ver artigo Imprimir
Imagem 




 Autenticação ajuda

 Utilizador 
 Código 

autenticacao

 






 

 

 

 

 



 

 

 

 

 




Facebook  Feed Mobile Mobile Android APP Edulink